Estava há algum tempo para fazer bebida vegetal [naturalmente, digo leite vegetal mas blá blá blá chama-se bebida!]. Há cerca de dez anos descobri a minha intolerância à lactose e tive que eliminar o leite da alimentação (adeus galão!). Na altura, começavam a aparecer as opções sem lactose mas a preços completamente loucos. De bebidas vegetais só havia praticamente a de soja, a qual também nunca gostei e até fiz inúmeras tentativas. Desisti e alterei alguns hábitos (olá abatanado!). Depois começaram a aparecer as bebidas de arroz, amêndoa, coco e outras que tais. Sempre achei o preço demasiado elevado e, a não ser para fazer uma receita específica na doSEMENTE, nunca comprei nem bebi. Até que agora que a doSEMENTE também vende frutos secos (neste caso, amêndoas, avelãs e nozes), decidi experimentar fazer uma destas bebidas.
Como gosto muito de noz e até é o produto em destaque deste mês, pus mãos à obra:
Ingredientes
100g de nozes ou 1 copo cheio (300ml)
4 copos de água
Procedimento
- Demolha as nozes durante a noite, pelo menos 8h.
- Descarta a água e lava as nozes em água corrente.
- Coloca as nozes na liquidificadora e adiciona os 4 copos de água.
- Tritura tudo e coa com um passador de rede fina.
- Guarda num frasco hermético, no frigorífico, até 3 dias.
Notas:
- Se preferires um sabor mais intenso, adiciona apenas 3 copos de água. Para mim, está óptimo assim. Dá para um pouco mais de 1 litro.
- Com o resíduo das nozes ainda dá para aproveitar para fazer bolos, crumble e até granola. Eu usei para um crumble de morangos.
- De facto, não fica uma bebida muito barata, apenas dá para consumir esporadicamente. Neste caso, fica a menos de €2,30 por litro. Mesmo assim, ligeiramente mais em conta do que o que se encontra no mercado (aproximadamente €2,70 por litro).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário.