Com a chegada do verão chegam uma série de legumes e frutos apetitosos e refrescantes. Costumo ter o cuidado de respeitar a altura certa para comer alguns alimentos. Para além de ser mais fácil encontrá-los nos mercados, têm um melhor sabor e não é preciso pagar uma exorbitância por eles.
Em julho temos por aí: ervilha, feijão, feijão verde, beldroegas, batatas, tomate, entre muitos outros. Como todas as semanas vou levantar a cesta da fruta feia, consigo perceber facilmente este ciclo. Depois é só inventar e procurar receitas para dar vazão aos legumes. A parte mais divertida!
Durante praticamente todo o ano, sempre que queremos comer leguminosas, utilizamos as secas, que têm que ser demolhadas e cozidas. Ou então em frascos, que é muito mais rápido e prático. Então porque não, aproveitar bem o verão para comprar e comê-las frescas? É o momento certo e ideal para as favas, feijão catarino e feijão verde fresco. As vantagens: cozem muito mais rápido, são maiores e são mais saborosas. Então assim foi: feijão catarino fresco com beldroegas.
Ingredientes
250g feijão catarino (usámos o fresco)
1 cebola picada
2 mãos cheias de beldroegas
50g amêndoas picadas (ou laminadas)
Azeite q.b.
Sal q.b.
Paprika em pó q.b.
Acompanhamento
Batata doce
Limão q.b.
Noz moscada
Sal q.b.
Procedimento:
1- Lava muito bem as batatas doces, as beldroegas e os feijões. Sem descascar as batatas, corta-as ao meio. Reserva as beldroegas.
2- Coze o feijão numa panela apenas com água (o sal fica para depois da cozedura, senão corres o risco do feijão encruar). Coze as batatas doces. Aqui foram cozidas a vapor, aproveitando a cozedura do feijão, com um acessório de cozer a vapor, que encaixa na perfeição na panela.
Atenção que se o feijão for fresco, coze em menos de nada, apenas 15min., o suficiente para ficar cozido sem se partir.
3- Numa frigideira, coloca um pouco de azeite e refoga a cebola. Adiciona o feijão e as beldroegas. Tempera com sal e paprika. Quando tudo já estiver refogado e bem misturado, adiciona as amêndoas, deixa mais 5min e desliga.
4- Tempera as batatas doces com umas pedrinhas de sal, noz moscada e sumo de meio limão.
Feijão catarino
Lavar bem a batata doce, não retirar a pele e cozer a vapor
Refogar cebola, juntar o feijão, beldroegas e amêndoa
Temperar com sal, azeite, limão e noz moscada
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário.