7.3.18

pão com cânhamo

pãocânhamo-17

Na doSEMENTE, no mês de Março vou dar destaque às sementes de cânhamo. Para além de estarem em promoção, vou dedicar algumas receitas a esta semente, pouco conhecida e usada, pelo menos por mim.

Só muito recentemente é que alguém me apresentou as sementes de cânhamo como uma boa fonte de proteína. Na altura, comprei para experimentar e acabei por deixá-las passar do prazo de validade. Quando me lembrava, adicionava um pouco ao iogurte com fruta e granola. Anos mais tarde, aqui estou eu a vender também sementes de cânhamo e ainda sem saber muito bem como usá-las. É um facto que tenho trazido para a doSEMENTE os produtos que habitualmente consumo, disponibilizando-os na loja online. No espaço físico doSEMENTE, dou por mim a dar uma série de sugestões e de receber outras tantas, para incluir na alimentação sementes e bagas, sem exageros e de forma saudável. No caso destas sementes, o processo foi um pouco ao contrário e, talvez por isso mesmo, seja já o segundo produto em destaque (o primeiro foi: sementes de sésamo preto). No fundo, é uma forma de me obrigar e comprometer a pesquisar e a experimentar receitas novas.

Portanto, para esta primeira semana de Março, aqui fica o pão com cânhamo.

É uma receita simples de pão, possível de se fazer em casa facilmente. É diferente dos pães artesanais e dos pães de fermentação lenta com massa-mãe. Aqui é algo mais rápido. Obviamente, o sabor é diferente por isso mesmo mas, para mim, continua a ser pão. Ao contrário da maior parte dos 'pães' que encontro à venda nos supermercados. Leva farinha, água, sal, fermento e as sementes de cânhamo. Ao todo demora menos de duas horas, 45min de preparação e outros tantos no forno.

Espero fazer um post a falar um pouco mais das qualidades nutricionais das sementes de cânhamo mas por agora fiquem com a receita:

Ingredientes


500g farinha de trigo T65
400ml água morna
1 c. chá de sal
7g fermento padeiro (por questões prática, usei uma daquelas saquetas de fermento seco)
50g sementes de cânhamo moídas


- Numa tigela, misturar os ingredientes secos
- Adicionar a água e mexer com as mãos
- Caso seja necessário, adicionar mais farinha
- Mexer até a massa se soltar da tigela e formar uma bola
- Continuar a amassar na bancada, previamente polvilhada com farinha
- Deixar a descansar 15 min
- Pré-aquecer o forno a 200ºC
- Voltar a amassar e voltar a descansar por mais 15 min
- Amassar e fazer a forma do pão pretendido
- Levar ao forno por 40 min ou até ficar com a crosta estaladiça

sementes de cânhamo  sementes de cânhamo trituradas
ingredientes secos
amassar
amassar para repousar e levedar  amassar 2: antes de levedar a segunda vez
amassar 3: para criar a forma do pão  pronto a ir ao forno
40 minutos depois: pão de cânhamo pronto a comer
pão estaladiço

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário.