No outro dia, não tinha feito almoço nem consegui improvisar nada de manhã. Abri o frigorífico e separei umas folhas de couve da fruta feia, um abacate da plantação do meu pai, uns espargos e duas fatias generosas de pão de cânhamo. Ao almoço, fiz uns chips de couve e duas tostas.
Ingredientes
2 fatias grande de pão1 abacate
6 espargos
50g nozes picadas
coentros a gosto picados
rebentos picados a gosto (usei de feijão porque não gosto muito dos de soja)
2 tiras de casca de limão picadas
azeite
pimenta
- Lavar e secar bem as folhas de couve, tirar o talo mais grosso, corta-las e colocá-las num tabuleiro de ir ao forno. Temperei com azeite mas da próxima vez irei fazer ao natural, sem qualquer tempero. Vai forno durante 15 min a 150ºC.
- Enquanto isso, lavar e tirar as pontas dos espargos e coze-los em água ou a vapor. São muito rápidos a cozer, assim que der para espetar o garfo estão prontos.
- Numa tigela misturar o abacate previamente esmigalhado com um garfo, as nozes picadas, os coentros e os rebentos de feijão. Mexer e envolver tudo muito bem.
- Torrar ligeiramente o pão e passar-lhe um fio de azeite. Barrar generosamente com a pasta de abacate, colocar os espargos por cima, salpicar com umas gotas de limão e a casca de limão. Terminar com mais um fio de azeite.
- Juntar as chips de couve.
A receita da pasta de abacate é uma adaptação da Maria de Lourdes Modesto do livro Sabores com Histórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário.