7.12.07

nós e os sacos

por questões de proximidade, fazemos as grandes compras (compras semanais ou bi-semanais) no continente. o que não me preocupa nada e de onde, agora, trago os sacos de plástico:
este saco é reciclável e 100% degradável. quando se apresentar quebradiço, está já em fase de degradação, devendo colocá-lo no seu recipiente de lixo doméstico. (d2w e em português)

antes, levava os meus sacos de pano ou aquele grande saco de plástico reutilizável e resistente
(e directamente substituível quando estragado, rasgado...) e nunca ninguém me olhou de lado, nem a pessoa que me atendeu estranhou.

e sim, prefiro pagar por um saco de plástico degradável (e sem buracos,
please) nos super e hipermercados, para ajudar as pessoas a se consciencializarem. a pensar duas vezes antes de trazerem milhares de sacos para casa (porque na hora de pagar pensa-se sempre duas vezes. e resulta mesmo, aliás vê-se no lidl e no pingo doce). e se é para pagar, pelo menos que sejam totalmente degradáveis (a degradação inicia-se em qualquer ambiente) ou biodegradáveis (exige um ambiente biologicamente activo para iniciar a degradação) ou, melhor ainda, feitos a partir de milho ou batata (e não do petróleo).

quanto às compras diárias, a maior parte delas feitas
na rua, levo sempre um dos muitos sacos de pano (aliás um deles, anda sempre comigo na mochila ou na mala) ou o saco feito a partir de embalagens de café (que é mais pequeno). e também aí, ninguém estranha e até agradecem a não utilização dos outros sacos.

e como acondicionamos o lixo doméstico ou orgânico? vamos colocando o lixo, durante o dia, num alguidar que fica sempre na bancada da cozinha. ao final do dia despejamo-lo para um dos tais sacos d2w. infelizmente, como alguns têm pequenos buracos, acabo por colocar dois sacos, um dentro do outro (um gasto desnecessário, portanto). e vai direitinho para o balde do lixo do prédio.
quanto aos outros sacos transparentes, que servem para trazer a fruta e legumes (esses sim, tenho-os ao monte), tento também evitá-los ao máximo. o que nem sempre é fácil. mas esses servem para levar os cocós e a areia do fígaro para o lixo (e deviam também ser ecológicos).

já me tinha debruçado sobre este assunto (e até adquiri uma alcofa que me acompanha sempre que possível) e, na altura, procurei sacos alternativos aos de plástico. existem uns no lidl biodegradáveis mas um pouco caros, cada saco fica em cerca de 15 cêntimos. e encontrei também (e agora já não estou a encontrar o site) uns de papel próprio para acondicionar o lixo orgânico, que para além de pequenos eram mesmo muito caros.

e quanto à reciclagem? costumamos aproveitar os sacos de papel para colocar o papel. as embalagens ficam nos sacos d2w inutilizáveis para o lixo orgânico (com mais furos, buracos) ou em algum que entre em casa, que não seja degradável. o vidro, vai na mão e é jogado da forma mais barulhenta possível no vidrão (ou então serve de decoração).

a ler: o artigo na wikipédia sobre os sacos de plástico; algumas medidas da agenda21 para quem ainda tem dúvidas (e nós também damos especial atenção ao referido no ponto 11 e 12); para quem não mora num apartamento a melhor solução é talvez a compostagem; ...

e por tudo isto, assinei a petição pela taxa sobre os sacos de plástico (iniciada pela rosa)

2 comentários:

  1. Da um bocadinho mais de trabalho ter estas pequenas preocupacoes, mas vale a pena. Eu tinha uma avo que sem verdadeira consciencia ambiental, fazia coisas incriveis. Ja a minha mae eh viciada em plasticos, mas encontra se em recuperacao :)

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Eu, se tudo correr como planeado, vou terminar 2007 exterminando por completo os sacos plásticos cá em casa.

    Mas não tem sido tarefa fácil. Optei por um saco com rodas para ir às compras em meados de 2007.

    Super prático, pois já nem preciso dos carrinhos do supermercado. Porém eu tinha uma vida de sacos plásticos acumulados e quis reutilizá-los até ao último.

    No meu Blog publiquei artigos à cerca deste tema. (//publicarparapartilhar.blogspot.com/). Espero a visita.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.