Abril começou com o dia das mentiras agarrado à Páscoa. Deixámos as sementes de cânhamo no mês passado e avançámos para a QUINOA. Este mês vou destacar a quinoa, ou seja, as próximas receitas terão como ingrediente secreto esta espécie de cereal. E como já vem sendo hábito, o produto do mês está em promoção na loja online.
A primeira receita de quinoa é um prato cheio de panquecas, ideal para o pequeno-almoço. A minha vontade, desta vez, era apresentar uma receita para as várias refeições do dia. Começava com o pequeno almoço, almoço, jantar e sobremesa. Só que depois do primeiro teste, mudei os planos. Gosto do sabor da quinoa, faço saladas e sopas mas farinha de quinoa achei terrível (li algures que é uma questão de hábito e que se deve fazer a habituação ao gosto aos poucos e poucos). Depois dos grãos triturados ficou com um cheiro e sabor que só me fazia lembrar o feijão verde. Portanto, receitas de quinoa só com o grão inteiro! Não consegui comer estas panquecas mas como o Hugo até gostou, decidi publica-las na mesma. A textura ficou muito boa, fofinhas e no ponto. Ainda vou voltar a fazê-las com uma mistura de farinhas de quinoa e trigo.
Para os toppings das panquecas, usei o puré de maçã que sobrou da massa, granola de mirtilos, nozes e um pouco de xarope de agave.
Ingredientes
1/2 cup (130g) de puré de maçã (usei biológicas e não senti necessidade de colocar açúcar)
1/2 cup (120g) de leite de amêndoas
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de fermento
1+1/2 cup (185g) de farinha de quinoa (triturei os grãos até ficarem em farinha)
toppings à escolha
toppings à escolha
- Cozi as maçãs com um pouco de água (o suficiente para não ficarem grudadas à panela) e triturei tudo
- Adicionei todos os ingredientes no robot e misturei devagar até ficarem bem envolvidos
- Aqueci, em lume médio, uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e cozinhei as panquecas até ficarem douradas por fora e cozinhadas por dentro
- Juntei os toppings e o Hugo comeu tudo ;)
Para o puré de maçã: cozi as maçãs com pouca água e triturei tudo
As texturas do puré e da farinha de quinoa
Para as panquecas: puré de maçã, leite vegetal
Sumo de limão, fermento
Farinha de quinoa e misturei lentamente
Cozinhei as panquecas até ficarem douradas
Toppings: puré de maçã, granola de mirtilos doSEMENTE, nozes e xarope de agave
Eu como quinoa ao pequeno-almoço praticamente todos os dias: aqueço no microondas 3 colheradas de quinoa (já cozida em água, guardamos no frigorífico para a semana inteira) com leite. Depois junto meia pêra cortada às fatias fininhas, morangos e/ou mirtilos e/ou framboesas, sementes várias, e pedaços de nozes e/ou amêndoas lascadas e/ou pistachios e/ou raspas de côco, etc. Recomendo!
ResponderEliminar