24.1.18

salada verde com molho de sésamo preto

Nem sempre consigo trazer almoço e raramente vou almoçar fora (até porque a doSEMENTE não fecha para almoço). Então de há uns tempos para cá, sempre que me dá a preguiça de cozinhar quando chego a casa, preparo uma grande salada. Ou vou às compras às mercearias aqui perto ou passo no mercado antes de vir para a loja.

Assim foi no outro dia, passei pelo mercado de Arroios e trouxe um molho de espinafres e outro de agrião. No caminho vinha a pensar num molho para temperar a salada. Fiz uma pesquisa rápida pelos ingredientes que tinha comprado e queria ainda experimentar algo que incluísse o produto que tem estado em destaque este mês.

Com as devidas alterações à receita original, lá surgiu uma grande salada verde com molho de sésamo preto para o meu almoço.

salada verde com molho de sésamo preto

Ingredientes

Espinafres e agrião suficientes para quatro pessoas
1 cup amêndoas laminadas
1 cup arandos
2 c. sopa sementes de sésamo preto ou branco
1/4 cup vinagre de sidra
1/2 cup azeite
3 c. sopa mel

- Torrar as amêndoas durante 10 minutos a 160ºC (aproveitei que ia ligar o forno para torrar as avelãs e juntei as amêndoas. Caso contrário, não as teria torrado mas garanto que faz toda a diferença).
- Lavar as folhas verdes.
- Preparar o molho: adicionar o vinagre, o mel e o azeite num frasco com tampa e agitar muito bem. Juntar as sementes de sésamo pretas e voltar a agitar.
- Numa tigela, picar as folhas verdes (estas eram enormes), juntar os arandos desidratados e a amêndoa laminada por cima. Temperar com o molho preparado.

Não senti necessidade de colocar mais nada, nem sal nem pimenta. Para mim está óptimo assim.

vinagre + mel
azeite + agitar bem
sementes de sésamo preto + agitar bem
lavar + cortar a salada + arandos + amêndoa torrada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário.