26.1.18

que comida dás ao teu animal?

Há uns dias vi o documentário Pet Fooled.

É sobre a indústria alimentar para animais de companhia (animais de companhia ou de estimação?) e a falta de regulamentação, nos EUA. 

Se evitamos comer alimentos processados, porque enchemos os nossos animais de rações cheias de soja, amidos, açúcares e consequentemente altamente calóricas? Já para não falar da qualidade (e por vezes da quantidade) de proteína animal que contêm. Neste caso, o documentário referia-se à comida de cães e gatos, a realidade que melhor conheço também. Já se sabe que são animais carnívoros. E está fora de questão torná-los vegetarianos (parece absurdo, eu sei, mas o que não falta por aí são dicas de como fazer essa transição). Mas também começa a não fazer muito sentido não lhes dar comida mais ajustada às necessidades deles, enquanto animais carnívoros. No documentário falavam ainda em comida crua embalada e biologicamente apropriada, um conceito que desconhecia.

Então no outro dia lá fui ler os rótulos das rações (parece mentira que só o tenha feito agora quando tenho animais há quase quinze anos!). Pergunto-me se os rótulos da comida para animais estarão também assim tão bem regulamentados em Portugal como estão os de comida humana. Obviamente aquelas bolinhas castanhas que duram meses na embalagem têm conservantes que não estavam listados em algumas marcas. Depois a soja, muita soja e trigo e a pouca percentagem de carne, em alguns casos, batia certo com o documentário. E o que é ‘carne e subproduto animal’ ao certo? Como podemos saber a qualidade dos mesmos? (Ler aqui sobre o subprodutos.) E as bolinhas coloridas com corantes, mesmo que sejam naturais. Para quê? Este site aborda muitas destas questões também.

Fiquei a pensar nisto e nas hipóteses que existem: Dar comida crua? Com ou sem ossos? Cozinhar para os gatos? Alimentação natural? Continuar na ração mas optar por comida mais natural? Mudar para comida húmida? Ou ração grain-free?

Na pesquisa que tenho feito até já li que ‘alimentar animais a ração é como alimentar pessoas a fast food’. O que me deixou ainda mais apreensiva. Mas também não tenho disponibilidade para fazer comida húmida do tipo gourmet para os três. Cozer peixe ou carne é opção? (Não toco em carne crua há catorze anos, não seria uma opção nada fácil.) Mas depois há que tomar atenção às gorduras, complementos e suplementos de cálcio e taurina. Será prático? Mil questões… 

Por agora, vou continuar a pesquisar e analisar marcas e listas de ingredientes.

Alguma sugestão?

1 comentário:

  1. Realmente é um facto de que as rações comerciais são apenas marketing e pouco mais.
    Havendo até indícios de presença de cães e gatos eutanasiados nas rações.
    O aumento de doenças em animais de estimação está certamente relacionado com esta alimentação.
    Mas é necessário distinguir cães de gatos, os cães são animais omnívoros, e como tal, vivem saudavelmente com uma alimentação vegetariana.
    Não é por acaso que um dos cães que viveu mais anos (27 anos), era vegan.
    Os gatos, esses sim, são carnívoros, apesar de existirem histórias de sucesso de gatos vegan, é necessária uma grande atenção a todos os nutrientes essenciais.
    Portanto, qual a melhor opção? Difícil dizer, mas uma coisa que tens que ter em conta é que existem rações piores que as outras.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.