5.6.08

o último continua, quase em branco, em cima da prateleira

my sketchbook is where new things happen. (...) it's my favourite place to be.
(karen klassen, no artigo keeping a sketchbook (página 16 e 17), da work life)

há um outro que me inspira a continuar, mesmo quando já não me é exigido. na realidade, todos os dias desenho. geralmente o tema é sempre o mesmo: ambientes urbanos ou ambientes interiores ou pequenos apontamentos perspécticos dos anteriores. ficam compilados entre rolos de papel vegetal e folhas soltas. é por isso que, o comprado-para-o-propósito fica vazio. e ultimamente nem quer sair do quarto.

2 comentários:

  1. olá!
    Só hoje descobri o seu blog ,andei a dar uma olhadela, e não posso deixar de fazer o seguinte comentário:

    Explique lá ,a necessidade de colocar corante castanho na massa do pão.
    Se gosta de produtos naturais sem aditivos e de preferência biológicos, não há necessidade de colocar corantes na massa do pão.

    Também eu comprei uma máquina de fazer pão, antes também amassava à mão mas as artroses já não deixam.

    Se gosta de pão escuro compre farinha de centeio. ou integral e junte sementes várias, linhaça, sésamo, abóbora , girassol etc. e vai ver que o pão fica delicioso.

    Já agora sobre a confecção de doces ou compotas , a receita base é sempre a mesma : o mesmo peso de polpa de fruta e açúcar, um pau de canela e para quem gosta uma casca de limão ou laranja, isto se quiser
    que o doce dure meses, se for para consumir de imediato pode fazer só com metade do peso da fruta em açúcar, cose em fogo lento pelo menos 1,30h a 2h ao fim deste tempo retire o pau de canela e a casca de limão e pode passar a varinha mágica.
    Um truque para não ganhar bolor,1º escalde os frascos, coloque o doce até os encher totalmente feche e coloque- os com a tampa para baixo.
    Vai verificar que quando -os abrir estão em vacuo.

    Bons cosinhados.
    Ana

    ResponderEliminar
  2. olá ana!
    como é ÓBVIO eu não coloquei corante castanho na massa do pão. esse é um ingrediente da receita original e que, tal como eu indiquei no post, omiti-o.

    realmente, gosto muito de pão escuro mas também consumo pão branco. e desde que comprei a máquina de fazer pão, há mais de dois anos, que uso as farinhas que indicas e muitas outras. para além disso, para escurecer o pão existe uma forma mais "natural": basta colocar um pouco de melaço escuro (apesar de ter um sabor forte). em relação às sementes, ainda mal as usei no pão. já comprei sementes de papoila, que estão a aguardar pela receita certa (manias minhas...).

    na realidade eu também pensava que fazer doces não tinha ciência nenhuma. sempre os fiz e nunca me saíram muito mal. só que com esse de cenoura a coisa não correu assim tão bem (e segui essa receita base que indicas: metade da quantidade em açúcar + 1h20 em lume baixo). li um pouco mais e vi que afinal não é assim tão certinho. no caso da cenoura, não precisa de tanto açúcar e demora menos tempo a cozer.

    obrigada pelo truque... e é mesmo assim que faço há anos (inclusive colocá-los de "cabeça para baixo").

    obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.