10.5.08

i'm not plastic

cantis

com a chegada do calor (?), aumentaram as garrafas de água de plástico, por casa. a reciclagem enche num instante e o garrafão das tampas também.
ando de um lado para o outro e encalho, sistematicamente, em trezentas e cinquenta mil garrafas (das mais pequenas às maiores). um excesso de plástico, que usamos uma, duas ou três vezes e depois vai para o lixo (que o plástico vai adquirindo um cheiro estranho).

como nós apostamos na reutilização (acima da reciclagem), comprámos cantis para todos.
o verde (1l) é o que está por casa (ou o que vai para os passeios e viagens), o castanho (1l) é do helder e vai e volta do trabalho todos os dias, o amarelo (0,6l) é o meu, do dia-a-dia.
são leves, ac€ssív€is, coloridos, bonitos, práticos e vieram do decathlon (existem ainda outras cores).
e não fui a única a tomar esta decisão.


cantis

6 comentários:

  1. Se não é de Plástico... é de Alumínio (não consegui perceber na descrição do produto)?
    Espero que não, porque:

    Primeiro, o alumínio é a 5ªindústria mais poluente do mundo. Tanto a produção como a reciclagem do material são extremamente prejudiciais ao ambiente. Já devíamos ter começado a eliminar esse material da utilização comum (construção incluída).

    Segundo, há estudos que comprovam que as bebidas armazenadas em embalagens de alumínio ficam contaminadas com o dito material(claro que aqui o foco do estudo foram os refrigerantes gaseificados, e a reacção com a água não é tão severa).

    Terceiro, podias ter comprado uma garrafa para utilizar continuamente, devidamente escolhida num plástico resistente, mas reciclável.

    O plástico não é todo mau, ou, pelo menos, há coisas bem piores... como o alumínio!

    Hoje em dia dia, tudo vem com a etiqueta "reciclável-bio-eco-verde", mas acreditar na etiqueta não chega.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro comprar e utilizar (e com o tempo, reciclar) uma garrafa de alumínio em vez de mil garrafas de plástico.

    E já gora, quais as outras indústrias mais poluentes? E a fonte?

    ResponderEliminar
  3. A proposta não é trocar 1 garrafa de alumínio por 1000 de plástico. É uma de alumínio por 1 de plástico. Sim, deves escolher uma garrafa que possas reutilizar continuamente, mas também deves ter consciência quando escolhes o material de que é feita - este é o único ponto em que eu discordo contigo, pois sei que o alumínio é muito mais prejudicial que o plástico .

    A reciclagem, só por si, não é ecológica. É simplesmente a única opção que temos para não aumentarmos massivamente o desperdício e o gasto dos recursos naturais no fabrico de novos materiais. Só por si, é uma indústria que também tem custo energético e, logo, ambiental.
    Melhor do que reciclar, é reutilizar, e melhor do que reutilizar, é não usar.

    Quanto a fontes em relação à poluição industrial através do alumínio, não tenho a fonte que a estabelece como 5ªmais poluente, mas para poderes ficar com algumas certezas, deixo-te o link para um estudo realizado pelos Drs Luís Bragança e Paulo Mendonça, onde encontras uma tabela comparativa do custo energético incorporado (em em conta extracção, produção, transporte e transformação) de vários materiais de construção:

    http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5057/2/Braganca_CI6_2005.pdf
    Vê na pag.6

    É indiferente se falámos de caixilharias de alumínio ou de garrafas, o custo é o mesmo.

    Estreitando mais para o custo ambiental apenas da produção do alumínio, há demasiados pela web, mas deixo-te alguns:
    http://www.smh.com.au/news/environment/study-less-beef-aluminium-to-cut-pollution/2007/10/09/1191695910508.html
    http://www.savingiceland.org/node/1083
    http://www.abc.net.au/am/content/2008/s2234423.htm


    Acho que o mundo não vai acabar porque alguém comprou uma garrafa de alumínio, e nem penses que eu não uso alumínio no meu quotidiano, mas simplesmente não podes alegar que a compraste por questões ambientais.
    Se me disseres que é por ser bonita, eu concordo contigo! :P

    ResponderEliminar
  4. pois, fiz uma longa pesquisa e não consegui encontrar o ranking das indústrias mais poluentes. e acredita que tenho alguma curiosidade em conhecer essa listagem (pensei que a tivesses). por exemplo, os combustíveis, de certeza, que aparecem no topo da lista e não é por isso que deixamos de andar de carro (entre tantas outras coisas).

    na pesquisa que fiz por cantis, só vi de alumínio (com excepção daqueles usados pelos caçadores, militares etc etc). mas acredito que existam, igualmente atractivos, em plástico 100% reciclável.

    "mas simplesmente não podes alegar que a compraste por questões ambientais"
    eu nunca afirmei isso. o único propósito foi mesmo a redução do lixo/ reciclagem (como descrevo logo no início do post) e, consequentemente, a reutilização de um produto (que, com a garrafa de plástico normal não me é possível).

    para além disso, também fechei os olhos a outros factores, que tento ter em conta... enfim, por vezes temos mesmo de fazer escolhas destas. dá-se um passo em frente de um lado e recua-se de outro.
    hoje em dia é difícil viver/ consumir sem prejudicar nada no meio ambiente (infelizmente). mesmo assim, tento fazer (dentro dos possíveis) os tais "pequenos passos para um mundo melhor" (neste caso, a redução e reutilização).

    já agora, obrigada pelos links!
    (e nunca consegui gostar de caixilhos em alumínio... mesmo antes de saber a realidade por detrás do alumínio)

    :)

    ResponderEliminar
  5. Eu uso sempre as mesmas garrafas de plástico. Depois de as usar, lavo-as e uso-as outra vez. Elas ganham um cheiro esquesito sim, mas se as lavares por dentro e no gargalo (basta lavar com água, não é preciso detergente) ficam como novas e sem cheiro.

    ResponderEliminar
  6. olá patrícia!
    cheguei aqui por acaso..., ao pesquisar sobre os perigos das garrafas de alumínio, imagina, por causa de um comentário a um post no meu blog (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2009/10/deixar-de-beber-agua-engarrafada.html).
    e descobri que temos muitas coisas em comum: também sou vegetariana, pratico yoga e sou arquitecta, a pensar em tirar antropologia (quando abrir no porto...), depois de ter considerado arqueologia!
    parabéns pelo teu blog e que corra tudo bem pela faculdade.
    beijinhos,
    ema

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.