Assim foi, terminei o mês de janeiro-sem-açúcar, que serviu, acima de tudo, para ter consciência da quantidade de açúcar refinado e doces que como. Para que fique aqui registado, durante este mês comi: uma fatia de bolo rei (dia de reis, tinha de ser), uma sobremesa indiana (foi a única vez que me esqueci completamente do desafio) e, de forma totalmente consciente, o croissant com chocolate. Como pouco açúcar (realmente a grande excepção é durante o natal) e por isso não me custou nada, não tive ataques de fome (nunca tenho), nem ansiedades ou 'ressacas' de açúcar.
Há umas semanas, vi na RTP2 o último episódio da série DOP sobre o açúcar (os outros são sobre sal, queijo e azeite). Referiram que antigamente o açúcar estava destinado apenas e só aos dias de festa. Era uma iguaria e não havia em abundância, como hoje em dia. Actualmente, nas prateleiras dos supermercados quase tudo tem açúcar. Experimentem olhar para os rótulos.
Como defendo acima de tudo o equilíbrio, ainda mais no que diz respeito à (minha) alimentação e porque hoje foi dia de comemoração na doSEMENTE, decidi juntamente com o Hugo fazer um caramelo de sementes (este).
Caramelo de sementes
Ingredientes
1/2 cup amêndoas laminadas3 c. sopa sementes de sésamo pretas
2 c. sopa sementes de sésamo brancas
1 c. sopa sementes papoila
Para o caramelo:
1/4 cup água
3/4 cup açúcar
Raspas de limão a gosto
1- Torrar as sementes de sésamo pretas e brancas numa frigideira.
2- Num tabuleiro, colocar uma folha de papel vegetal e fazer uma camada de amêndoas, sementes de sésamo e sementes de papoila.
3- Fazer o caramelo num tacho, misturar os três ingredientes e esperar que chegue ao ponto de caramelo.
4- Derramar por cima das sementes e polvilhar com a mais sementes, a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário.