19.1.09
orfeu negro
este fim-de-semana vi no canal mezzo o filme orfeu negro, de 1959. é brasileiro (francês e italiano) e conta a história de orfeu e eurídice. passa-se numa favela do rio de janeiro em plena época carnavalesca. é uma adaptação para filme da peça teatral de vinicius de moraes - orfeu da conceição e uma reinterpretação de uma das histórias da mitologia grega. pelo meio, orfeu toca e canta alguns clássicos da música popular brasileira. temas de jobim e vinicius. no fim, orfeu mata inconscientemente eurídice e mira mata orfeu.
gostei muito do filme.
então hoje fui procurar, nos poucos livros que tenho sobre cinema, algo mais e descobri que não sei (nem tenho) nada sobre o cinema brasileiro. e na realidade vi pouquíssimos filmes, só os mais recentes e conhecidos no cinema (cidade de deus, carandirú, bope) e um ciclo de cinema que deu há uns anos na televisão (dos quais não me lembro de nada).
parece-me que o filme está completo pelo youtube. mas aqui fica o início e o fim:
[imagens daqui]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Também gosto muito deste filme. As músicas são maravilhosas, adoro Tom e Vinicius. Sou brasileira :) Para conhecer Vinicius de Moraes, sugiro um documentário-filme de Miguel Faria Jr, atual, nele você também vai conhecer outros compositores-poetas brasileiros.
ResponderEliminarBom, falando em filmes, você não pode deixar de conhecer Glauber Rocha!
Acho que foi a Cinemateca que teve há umas semanas um ciclo de cinema brasileiro. Com muita pena minha, não fui.
ResponderEliminarTambém vi e gostei muito. Fiquei com a mesma sensação de ter que conhecer mais..
ResponderEliminar