10.11.07

pizza

pizza caseira

há uns dias fizemos, pela primeira vez, uma pizza totalmente caseira. há uns anos, ainda tentámos fazer uma base de pizza rápida na frigideira (??) que não saiu nada bem. desistimos e passámos a comprar a base da pizza e a fazer o recheio/molho. com a máquina de fazer pão é bem mais simples, basta-nos colocar os ingredientes cerca de 1h30 antes da hora da refeição e ir preparando o resto.
a receita da base tirei-a do manual de receitas de pão: 1 chávena de água morna, 1 colher de chá de sal, 3 colheres de sopa de azeite, 3 chávenas de farinha, 1 colher de chá de fermento. a massa fica muito fofa e dá para umas três bases (connosco deu só para duas, como não tínhamos rolo da massa não a conseguimos esticar bem).
o recheio foi totalmente inventado. ficou algo parecido com a pizza margarita: tomate, oregãos e queijo (e mais qualquer coisa que não me lembro).
-
hoje ao jantar, já era tarde para pormos a massa a fazer e apetecia-nos algo rápido. cortámos três pães (papossecos); refogámos a cebola e o tomate com bastantes oregãos, pimenta e alho; colocámos o molho por cima do pão com uma fatia de queijo flamengo (o único que havia no frigorífico) e foi tudo ao forno por 15min. ainda fizemos uma salada de alface.

2 comentários:

  1. Por causa da tua receita de pão:

    Há uns dias encontrei uma receita de pão que dava um resultado fantástico, sem máquina de pão. Aqui:

    http://www.breadtopia.com/basic-no-knead-method/

    ResponderEliminar
  2. humm que aspecto delicioso..sempre fiz a massa das pizzas em casa e nao tem comparacao..e ainda bem que nao tinhas rolo-da-massa porque assim a massa nao ficou tao fina..pelo menos para mim isso e optimo..massa fina so as italianas e em forno de lenha..bom apetite :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.