19.11.08

tarte de abóbora e tofu

tarte de abóbora e tofu

na noite de são martinho fiz uma tarde de abóbora e tofu, acompanhada de castanhas cozidas e um copo de vinho para cada um.
a tarte foi uma adaptação de uma receita não vegetariana. na realidade as receitas adaptadas (como lhes chamo) são as que maior prazer me dão. de um modo geral, os livros vegetarianos são todos iguais, pouco muda. há sempre um tofu qualquer com natas, um guisado de seitan, um estufado de soja etc etc. cá em casa, abundam mais os livros de culinária dita normal do que os outros. vejo-os vezes sem conta, marco receitas e depois adapto-as. como é óbvio, nem todas as receitas são
adaptáveis mas quando vejo que há uma possibilidade ponho-lhe logo um sticker.
a receita original desta tarte veio do chucrute com salsicha e em vez do tofu leva frango. pareceu-me a ideal para a noite de são martinho e para gastar a abóbora-cajado que tinha cá em casa.

para a massa (que é muito simples e rápida de se fazer):
2 chávenas de farinha de trigo
170 gr de margarina culinária (usei a vaqueiro e como foi a olhómetro acho que pus muito menos)
1/2 colher de chá de sal
1/2 chávena de água gelada
1 colher de sopa de manjericão

pus todos os ingredientes (menos a água) numa vasilha e misturei tudo com a batedeira, com as pás próprias para massa. aos poucos e poucos que fui juntando a água. no fim, acabei por amassá-la à mão e separei a massa em duas porções iguais. estiquei uma porção com o rolo e cobri uma forma (daquelas que sai o fundo). a outra parte da massa é para a cobertura.

para o recheio:
assei a abóbora no forno e reduzi a puré.
refoguei uma cebola e o alho francês [na receita original é usado aipo, como não tinha foi mesmo alho francês] picada no azeite. depois juntei 400g de tofu cortado aos cubinhos e o puré de abóbora. mexi bem e temperei com sal, pimenta preta e branca.

recheei a tarte e cobri com a outra parte da massa já esticada. foi ao forno a 200ºc até a massa parecer estaladiça/ dourada.

tarte de abóbora e tofu

4 comentários:

  1. olá! Costumo ver o teu blog e
    tem bom aspecto essa tarte! Vou fazê-la!!! O último episódio do weeds foi muito bom, como, aliás, todos os outros. Mas contínua, no fim ele mostrou-lhe 1 foto dela com o polícia, e ela mostrou-lhe um ecografia com 1 baby. Suspense.......!!!!!!!
    dora

    ResponderEliminar
  2. olá dora.
    obrigada pelo breve relato do último episódio... uma ecografia!?!?
    espero que a tarte seja do teu agrado. cá em casa todos gostaram. e é aproveitar agora que as abóboras estão melhores e mais saborosas do que nunca.
    volta sempre ;)

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto apetecível o dessa tarte ...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.