30.10.08

rota da terra fria

[hoje, num momento de calmaria, decidi terminar os posts das férias. desta vez sobre a rota da terra fria.]

saímos do parque de campismo cedo (não tão cedo quanto desejável) e andámos, andámos, andámos. o primeiro destino foi moimenta e por fim, miranda do douro.


porta vermelha

desta rota (mais propriamente das pequenas aldeias), guardo na memória as senhoras quase sempre vestidas de preto, a caminharem com sacos à cabeça enquanto faziam meias, com as cinco agulhas, mais gastas que gastas. meias quase sempre brancas e azuis. com os novelos nos bolsos e lá iam elas. metemos conversa com uma mas não consegui fotografar (intimidei-me).


ahh está a fazer meia!?
sim menina, que isto no inverno é mesmo muito frio. meias para os filhos, para os netos e bisnetos. para aquecerem os pés.
[foi mais ou menos isto que ela me respondeu]

:D

este foi, sem dúvida, o dia dos souvenirs. desde do vinho (da cooperativa vinícola de sendim, do douro vinhateiro) ao azeite.
ao passar por sendim, fomos conhecer o atelier da artesã de pardo (ou burel) e surrobeco. explicou-nos as diferenças (que já não me recordo ao certo), que o pardo é muito quente (até pica), que actualmente se utilizam muito mais os (horríveis) sintéticos, etc etc. de lá trouxemos um surrão, um saco feito a partir de sacas para guardar cereais, muito grosso (parecido com este) e com aplicações de surrobeco (que à primeira vista, parece feltro). é/ era usado para transportar o almoço durante o inverno (porque conserva o calor) e que, cá em casa, guarda o meu actual trabalho em tricot. e um alforge, que era usado pelo homens [imagem aervilhacorderosa] ou pelos burros para transportar os utensílios do dia-a-dia. é sem dúvida um adereço masculino, no entanto, as mulheres também os usavam, nos burros, para ir até à cidade, transportando os filhos bebés em cada um dos compartimentos (explicado por uma senhora em bragança).

miranda do douro

este dia terminou com a notícia que no dia seguinte ao fim da tarde chegaria um temporal àquela zona, então começámos a arranjar alternativas (porque já temos experiência que chegue de acampar com chuva e ciclones).

mais fotografias :: rota da terra fria + férias set'08

[post não revisto. que vou ali encher-me de drogas e deitar-me]

2 comentários:

  1. Mas que lindo post! Também quero um surrão. E por falar em bebés no alforge, olha aqui uma variante na quarta foto :)

    ResponderEliminar
  2. as cidades do nordeste com esses repuxos fazem lembrar Geneve :)

    as melhoras!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.