9.7.08

o melhor risotto de cogumelos

risoto de cogumelos

desde que comprei pela primeira vez (e já nem me lembro quando foi) cogumelos frescos, passei a dispensar os enlatados (que não têm sabor nenhum). quase todas as semanas, fazemos uma refeição onde os cogumelos são os reis da mesa. desta vez, optámos por risoto (ou risotto).
já experimentei várias receitas mas a única que me agradou foi, sem dúvida, a do jamie oliver. não é um prato que façamos com frequência, porque dá algum trabalho (e cansa) levar quase vinte minutos sempre a mexer e a apanhar com o calor do fogão.
de qualquer forma, foi isso que ontem fizemos. aliás, que o helder fez. porque este risoto foi feito por ele (eu só dei um ajudinha). e comi o melhor risoto de sempre. acompanhado com uma superbock abadia (não sei como mas ainda não a tinha provado. é óptima para noites não muito quentes).

4 comentários:

  1. Eu também já não compro os enlatados, só os frescos. Sabes que há uns cogumelos gigantes super saborosos na Feira dos produtos biológicos no Príncipe Real? Estão numa banca muito comprida, que tem legumes.

    ResponderEliminar
  2. compro-os sempre ou na feira de produtos biológicos (nessa mesma banca que descreves) ou na miosótis (no campo pequeno) ou (muito recentemente) na biocoop. e são super super super saborosos. :D

    ResponderEliminar
  3. bem, esse risoto tem um aspecto maravilhoso! Sim, eu tb só já uso cogumelos "verdadeiros".

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa também começámos a optar pelos frescos e a única vez que fiz risotto também foi com "olho" no livro do Jamie. Confesso que é para repetir só de 2 em 2 meses... é muito moroso e eu demasiado prática :-).
    OBS: o azeite aromatizado com manjericão e alho ficou uma delícia. Mas, para a próxima, fico-me só pelas ervas!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.