26.6.08

couscous com tofu e legumes

_IMG_3437

já fiz há alguns dias e ficou tão bom que decidi logo, que teria que vir cá parar. a receita foi adaptada de uma da revista cozinha vegetariana e saudável (que raramente compro). a original chama-se empadão de millet. esta não leva millet, porque só havia couscous. e também não consigo chamar-lhe empadão. que para mim tem que levar, obrigatoriamente, batata. assim sendo, esta receita passa a ser couscous com tofu e legumes.
fiz assim:

:: cozi o couscous (tal e qual como expliquei à marta no último comentário desta fotografia), que é bem rápido. depois de cozido transferi-o para uma travessa de ir ao forno.
:: entretanto, refoguei a cebola, cortei aos cubinhos a cenoura, um restinho de curgete e o feijão-verde [que nesta altura do ano, estão particularmente grandes, saborosos e bem apetitosos. por isso é aproveitar agora]. juntei tudo à cebola, na frigideira, e temperei com sal, pimenta moída na hora e um pouco de gengibre. depois de bem cozinhado, coloquei por cima do couscous.
:: na mesma frigideira, acrescentei o alho e tofu (cerca de 500gr) cortado aos cubos. acrescentei um pouco de molho de soja e deixei por pouco tempo. depois de cozinhado, pus por cima dos vegetais (fazendo três camadas, como se percebe na fotografia em baixo: couscous - vegetais - tofu).

:: por fim, com o garfo bati três ovos com salsa picada e verti por cima do preparado anterior. foi ao forno durante 20 minutos a 190ºc.
acompanhámos com uma salada de alface.

_IMG_3436

*nota* não estou com grande paciência para descrever a receita. inicialmente era só para pôr as fotografias, depois achei essencial o procedimento. o texto está confuso. alguma dúvida é só perguntar.

6 comentários:

  1. Juro que se vivesse com alguém que cozinhasse como tu tornava-me logo vegetariana :)
    Já agora, podes dizer-me qual é a revista de que falas?

    ResponderEliminar
  2. olha marta, não encontrei na net grande coisa, mas é esta revista: http://www.granja57.com/index.php?main_page=index&cPath=40_116&sort=20a&page=1 que inicialmente até costumava comprar. só que de repente ficou mais cara (sem razão aparente) e já está quase nos 3€. quanto às receitas, por vezes parece que inovam pouco, mostram muito do mesmo. mesmo assim, volta e meia compro, quando há receitas que me despertem a atenção. podes encontrá-las em qualquer papelaria, quiosque ou até mesmo no continente.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Não está nada confuso. Quem cozinha, acompanha-te na boa. Quem não cozinha, só tem que ter um pouco mais de atenção e, talvez, reler o post. Tem um ar fantástico!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o comentário acima; para mim que cozinho habitualmente receitas deste genero é fácil perceber que é uma receita fácil e rápida. Por outro lado alguém que não está habituado aos alimentos e a estes termos já lhe pareça bastante confuso e complicado.. mas basta ler com mais atenção.

    Eu tinha que exprimentar esta receita. Tinha um tofu à minha espera no frigo e queria fazer alguma coisa diferente do habitual.
    Como já tinha exprimentado uma das tuas receitas e como adorei calhou mesmo bem esta receita.

    É um prato bonito, leve, saboroso.. e para mim continua a ser empadão, pela consitência ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Patrícia! Fiz ontem esta receita e gostei muito!!!
    :)*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.