14.5.08

as desvantagens de morar num prédio construído numa altura que quase não se utilizava isolamento acústico

aviso

começa a ficar impossível. hoje começaram ainda nem oito da manhã eram. o primeiro direito está em obras e pelo barulho, parece que é cá em casa. na cozinha, até o chão treme e as panelas chocalham. um horror. não consigo perceber, pelo ruído parece que estão a partir paredes (???) mas penso que estarão, simplesmente, a mudar o chão (assim o espero).
esta foi a primeira vez que desejei morar um prédio novíssimo em folha, com isolamentos para tudo e mais qualquer e, acima de tudo, eficazes. ouço os passos dos meus vizinhos de cima. e na cozinha quase que consigo acompanhar a conversa da vizinha do lado. mas isso até nem me preocupa muito. agora levar das oito da manhã até ao meio-dia e das duas da tarde até às cinco a ouvir martelar, beberquins e sei lá mais o quê, deixa-me irritadíssima. para além disso, os senhores devem almoçar muito bem, então das duas até às cinco é mesmo perturbante.
fiz um pequeno filme, esta manhã, enquanto subia as escadas, numa altura em que até estavam bastante calmos:



[... dois meses??? eu não vou aguentar.]

4 comentários:

  1. Olha que toda a gente hoje em dia se mete a fazer obras. Eu moro num prédio nem muito antigo nem muito recente e estou há 6 MESES com um vizinho (do outro lado da parede) em obras. É o pesadelo.

    ResponderEliminar
  2. È verdade sim senhora...
    Toda a gente diz: "ai que sala tão grande!", "Quem me dera ter a tua cozinha!","prédios antigos são assim, grandes divisões!"

    Mas depois vêm as obras de restauração...

    O meu vizinho de cima está seguramente há um ano a fazer obras. Que obras? Não sei. Já pensei que matou alguém e está a emparedar as provas do crime, porque nem vejo onde pode ele martelar mais...Só se for como as obras da autarquia: põe-se o alcatrão, deixa-se secar e depois esburaca-se outra vez.

    Enfim, fico à espera do dia em que ele aterre na minha sala, consequência de tanta martelada que ouço lá por cima.

    Coragem.

    ResponderEliminar
  3. ....'Obras de Restauro' (e não de restauração) são obras de manutenção do existente. Pela amostra do barulho devem estar a fazer obras de reconversão e neste campo, infelizmente, 'vale tudo'. Um conselho: preste atenção à possibilidade de estarem a demolir paredes estruturais e, caso estejam, não se coiba de chamar as autoridades competentes. Grande parte das intervenções de 'reconversão' feita hoje em dia baseia-se em abordagens selvagens com consequências gravosas para a estabilidade estrutural dos edifícios, acabando por prejudicar, a longo prazo, todos os seus habitantes...

    ResponderEliminar
  4. catarina: é por isso que eu digo, a gozar, que pelo barulho eles devem estar mesmo a fazer obras para transformar aquilo num restaurante (=restauração) ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.