5.2.18

caramelo de sementes

No início do ano, decidi que iria dedicar cada mês de 2018 a uma 'causas conscientes' (como gosto de lhe chamar e há anos que lhe dedico uma categoria no blog, onde entram assuntos desde ecologia, desperdício, alimentação, consumo, etc etc). No fundo, são pequenos desafios pessoais para me tornar numa pessoa mais consciente.
Assim foi, terminei o mês de janeiro-sem-açúcar, que serviu, acima de tudo, para ter consciência da quantidade de açúcar refinado e doces que como. Para que fique aqui registado, durante este mês comi: uma fatia de bolo rei (dia de reis, tinha de ser), uma sobremesa indiana (foi a única vez que me esqueci completamente do desafio) e, de forma totalmente consciente, o croissant com chocolate. Como pouco açúcar (realmente a grande excepção é durante o natal) e por isso não me custou nada, não tive ataques de fome (nunca tenho), nem ansiedades ou 'ressacas' de açúcar.
Há umas semanas, vi na RTP2 o último episódio da série DOP sobre o açúcar (os outros são sobre sal, queijo e azeite). Referiram que antigamente o açúcar estava destinado apenas e só aos dias de festa. Era uma iguaria e não havia em abundância, como hoje em dia. Actualmente, nas prateleiras dos supermercados quase tudo tem açúcar. Experimentem olhar para os rótulos.
Como defendo acima de tudo o equilíbrio, ainda mais no que diz respeito à (minha) alimentação e porque hoje foi dia de comemoração na doSEMENTE, decidi juntamente com o Hugo fazer um caramelo de sementes (este).

Caramelo de sementes

Ingredientes

1/2 cup amêndoas laminadas
3 c. sopa sementes de sésamo pretas
2 c. sopa sementes de sésamo brancas
1 c. sopa sementes papoila

Para o caramelo:
1/4 cup água
3/4 cup açúcar
Raspas de limão a gosto

1- Torrar as sementes de sésamo pretas e brancas numa frigideira.

2- Num tabuleiro, colocar uma folha de papel vegetal e fazer uma camada de amêndoas, sementes de sésamo e sementes de papoila.

3- Fazer o caramelo num tacho, misturar os três ingredientes e esperar que chegue ao ponto de caramelo.

4- Derramar por cima das sementes e polvilhar com a mais sementes, a gosto.

Caramelo com sementes
Caramelo com sementes
Caramelo com sementes
Caramelo com sementes
Caramelo com sementes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário.