19.3.15

o pão do vaticano falhado

bolo ou pão do vaticano (nunca sei) bolo ou pão do vaticano

Uma amiga deu-me uma parte da massa do bolo (ou pão) do Vaticano. É uma daquelas correntes (o mais comum até é por email ou por facebook). Nunca alinho em nada disso mas desta vez não consegui dizer não. Até porque queria mesmo fazer um bolo. É simples e é seguir as regras durante seis dias (!),  depois divide-se a massa em quatro, cozinha-se uma parte e oferece-se as outras a três amigos. E por aí adiante até conquistar o mundo todo. Pelo meio, pedes um desejo.

Falhei!
Incrível, não é?
O meu dia é passado numa cozinha em frente a um forno (vá, não só!) e consegui falhar uma coisa tão simples.

Pronto, não correu bem.
Calhou numa semana de mais trabalho na loja.
Não consegui ir logo comprar os ingredientes. Só me apercebi disso na hora de os usar. Ou seja, à noite, pouco antes do dia acabar até.
Em vez de farinha de trigo, coloquei farinha de trigo sarraceno. Em vez de óleo, azeite. Em vez de passas e frutos secos, uma mistura de muitas coisas que tinha cá por casa. Em vez de dividir a massa em quatro, dividi em três. O bolo ficou seco (faltava-lhe o glúten da farinha de trigo) mas comestível. Pior mesmo foi ter-me esquecido a pedir o desejo. Para não influenciar negativamente ninguém, por aqui ficou esta corrente.

[Será que vou ter azar? E durante quantos anos? Se fizer um bolo vulgar e correr bem conseguirei mudar a minha sorte?]

6 comentários:

  1. Não desanime!
    Cá em casa parece que tb não vamos conseguir ter sucesso nesta demanda :(
    Eu recebi na 6ªf uma porção de massa para fazer este Pão/Bolo do Vaticano, mas hoje que ainda é Domingo, a massa está a cheirar a azedo e apresenta umas bolhas... Acho que está estragada!
    Mas é necessário manter o espirito positivo ;) se agora não resultou é porque ainda não estava na hora :) não era para nós porque talvez haja situações/desejos mto mais urgentes para atender :) pode não ser azar, mas sinal de mtas bençãos ;) devemos ser gratas!
    BOA sorte :) fique BEM e tudo de BOM para a sua vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, é mesmo assim. Cheira a azedo e tem bolhas porque está a fermentar. Obrigada :) E boa sorte com o bolo!

      Eliminar
  2. Eu esqueci de começar na segunda, mas vou tentar hoje terça. è preciso acreditar. Estou ansiosa para ver o resultado.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de fazer o bolo ontem e ficou uma delicia, é só seguir os passos da receita, nada a mais nem a menos. O meu problema hoje é encontrar mais duas pessoas para oferecer a massa, só ofereci uma das três. Boa sorte!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fez uma semana que me deram uma poção dessa massa será que ainda poderei começar ? Disseram-me que tinha de ser uma segunda feira.

      Eliminar
  4. bom dia deram-me uma porçao de massa deste bolo e eu ia começar mas enganei-me, esqueci-me de ferver o leite, sera que ja nao vale a pena continuar ou nao faz mal? obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.