30.8.12

tomate

Sopa fria de tomate com quadradinhos de pão torrado Salada de tomate com orégãos, manjericão e e cebolinho, temperada com azeite, vinagre balsâmico e pimenta. Compota de tomate Tomate. Tomate. Tomate. Tomate. Tomate que vai virar molho de tomate

Todos os verões por esta altura é sempre a mesma coisa [com excepção do ano passado, que foi um verão atípico]. Tomate, tomate, tomate, tomate. E para não irem todos para o lixo, porque amadurecem bem rápido, passo tardes inteiras na cozinha dedicada a dar-lhes um fim digno. Fiz imensas sopas frias, gaspacho e saladas. Fiz compota e molho de tomate que congelei. E desta vez, até congelei alguns tomates. Uso pouco o congelador e hesito sempre em congelar legumes. Então li bastante sobre o assunto e decidi arriscar. Escolhi os tomates sem imperfeições, os mais pequenos, lavei-os e coloquei-os nos sacos de congelação com a devida etiqueta. Nos meses de inverno logo vejo se valeu a pena ou não.

2 comentários:

  1. Eu congelo tomate todos os anos. São ótimos para lasanha, molho de tomate para massa, refogados. Vais ver que não te vais arrepender. Ainda ontem os meus pais trouxeram uma caixa cheia deles e já me pus a pensar que uso lhes vou dar.

    ResponderEliminar
  2. por mim, comia tomate todos os dias, mas o namorado não vai à bola com eles crús... :(

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.