11.3.10

um cachecol para mim (ou frustrações)

cachecol para mim
cachecol para mim
cachecol para mim

aparentemente é o cachecol mais básico que alguma vez fiz. mas na realidade deu mais luta do que esperava.

primeiro fiz a amostra, como sempre: 15 malhas = 15 cm com agulhas circulares de 12mm. depois montei as malhas necessárias para ficar mais ou menos com um metro de cachecol. achei pouco e montei muitas mais. conclusão ficou enorme. desmanchei tudo. comecei de novo com as malhas certas, quando ia a meio achei que a montagem tinha ficado demasiado apertada. desmanchei. montei as mesmas malhas em agulhas mais grossas. voltou a ficar apertado. desmanchei. montei as mesmas malhas com as duas agulhas de 12mm (ou seja cerca de 24mm). não gostei do resultado. desmanchei. tentei lembrar-me de outros começos (porque cheguei à conclusão que o problema estava no tipo de começo que estava a utilizar). experimentei um com uma agulha de tricot e outra de crochet (não sei o nome), não ficou lasso o suficiente então, voltei a desmanchar. experimentei outro. entretanto a minha mãe ensinou-me ainda um outro começo, que dias mais tarde a rosa publicou em vídeo (na realidade não sei se é igual mas é parecido o suficiente, tanto na forma de fazer como no resultado final), mas também não ficou como queria.

decidi então abrir a minha bíblia e procurar por montagens mais lassas. aprendi a fazer a montagem à francesa, sobre duas agulhas e ficou óptimo!

montei as malhas correctas e tricotei em circular até ficar com a altura desejada. na realidade, ainda não estou totalmente satisfeita com o resultado final. devia ter feito ainda mais voltas e o remate também ficou ligeiramente mais apertado do que queria. mas confesso que a pressa de usar o cachecol (ou gola ou garruço ou capucho ou...) foi mais que muita. já o terminei há mais de um mês e ainda não tive coragem de desmanchar o remate e refazer o fim. mas hei-de ter.

5 comentários:

Obrigada pelo comentário.