4.11.09

assado outonal

assado de outono
assado de outono

não começa da melhor forma, a primeira sugestão chega com um dia de atraso. mas ontem cheguei a casa demasiado tarde. apenas consegui editar as imagens, que me têm dado um pouco mais de trabalho por só ter oportunidade de fotografar à noite.

assado outonal
500g seitan (convem que seja daquele em barra para dar para temperar melhor)
cebola grande
alho
frutos secos (usei passas e ameixas secas)
castanhas

cortar a cebola às meias luas finas e o alho. colocar num recipiente para ir ao forno, até tapar o fundo.
fazer vários cortes no seitan e introduzir ameixas e passas. espalhar os frutos secos e as castanhas no recipiente também.
temperar com bastante azeite (para o seitan não secar demasiado), pimenta moída na hora e um pouco sal. envolver bem o tempero no seitan.
levar ao forno até ficar com aquele aspecto de tostado.

acompanhamentos
couve-flor e brócolos (um restinho que sobrevivia no frigorífico) cozidos ao vapor.
puré de abóbora. cozer a abóbora e passá-la pelo passe-vite.

nesta altura abundam os frutos secos cá por casa. costumo abastecer-me na feira anual dos frutos secos de alcantarilha no fim do verão. mas este ano não consegui ir, então tive de comprar num supermercado mais próximo frutos vindos de-sei-lá-de-onde-e-caríssimos contra a minha vontade. pergunto-me se teremos realmente necessidade de importar passas do chile? e alperces secos da turquia? vou procurar melhor por lisboa onde comprar frutos secos mais saborosos do que estes que usei.

3 comentários:

  1. No outro dia assei abóbora no forno com alho, alecrim e azeite e fiquei surpresa por ter ficado tão bom!
    Como me lembrei da tua tarte de tofu com abóbora, assei a mais e no dia seguinte juntei ao tofu só não fiz a massa para a tarte (com o bebé isso já é tempo a mais :), mas já não me lembro com o quê que acompanhei.

    Realmente o Outono "pede" muitos assados. Os legumes da estação aqui são um bocado diferentes dos de Portugal, mas por exemplo, hoje marinei durante uma hora cenouras, turnips (que em português não sei o nome mas parecem cenouras brancas), batata doce e tofu com azeite, vinagre, cominhos e alho e antes de ir ao forno juntei beterraba cozida. Acompanhei com trigo bulgur. :) Só uma sugestão. Ah, já agora uma coisa que me habituei a fazer desde que o pequeno nasceu é sempre que faço legumes no forno é fazer a mais e no dia seguinte juntar a uma massa ou cuscus e assim faz-se uma refeição rápida!

    ResponderEliminar
  2. Porque gostei muito desta receita - e não só, gosto deste teu "cantinho" - tens um prémio no meu blog.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Há uma loja entre a Praça da Figueira e o Rossio, do lado da Rua Augusta, onde encontras. Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.