3.8.09

empreita

no sábado fui até tavira para um workshop de empreita de palma (que de esparto tem mais que se lhe diga). tal como o tricot, para mim fazer o entrançado é muito tranquilizante e vicia muito muito. a intenção era fazer um pequeno cesto. então depois de um metro de empreita foi necessário coser. e aí a coisa não me correu tão bem. é preciso algum jeito para ir moldando a empreita e costurando as ramas (que no tricot são as ourelas) para que a linha não fique visível. em vez de linha, para coser deve-se usar fio de palma torcido, a baracinha, numa agulha de cobre bem grande e pesada. mas usámos simplesmente linha grossa numa agulha de tapeçaria.

trouxe um baggu cheio de palma já seca e pronta a usar. durante esta semana vou aproveitar que ainda tenho os ensinamentos bem frescos na memória e vou treinar. o h. conseguiu fazer um pequeno cesto que já está a uso cá em casa. mas ele aprendeu a fazer empreita na escola primária e ajudou a avó quando era mais novo. [ainda se ensinam estas coisas na escola primária?! na minha já só se ensinava ponto cruz e bilros.]

tirei poucas fotografias e ainda estão na máquina. assim que surgir oportunidade coloco aqui as fotografias do workshop.

vim com uma série de bibliografia apontada sobre o assunto em questão, que espero conseguir encontrar e ler nos próximos tempos.

no primeiro fim-de-semana de setembro, irá haver outro workshop desta vez sobre o pão, no qual já me inscrevi. (inscrições no palácio da galeria em tavira)

2 comentários:

  1. Faz favor de mostrar as habilidades. Onde está o cestinho?! E a fotografia do dito? Ai se não fosse o h!
    Mesmo assim, só vendo, só vendo...

    ResponderEliminar
  2. Estou curiosa com as fotografias. Fiquei cheia de vontade de ir ao do pão, mas devemos estar em Barcelos nessa altura.
    boa semana :)
    Gostei muito do livro da cozinha árabe.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.