26.3.09

compota de morango

compota de morango

já fiz algumas compotas desde que decidi começar a fazê-las em casa, há quase um ano. umas bem sucedidas outras nem por isso. uma doces demais e outras quase sem sabor. comprei alguns livros, uns óptimos, outros não tão bons e outros só pelas fotografias. mas li (e continuo a ler) bastante sobre o assunto. e até estudei, sublinhei e tirei apontamentos para o meu livrinho de receitas (que só tem praticamente dicas e truques). até sinto que se me derem trela consigo falar sobre compotas e as diversas designações, frutos ideais, pectina e acidez, diferentes açúcares, diversas técnicas, esterilização, o frasco perfeito etc etc durante uma tarde inteira (!!). mas ainda me desafio para tentar manter a cor mais viva (sem corantes) e o sabor mais natural (sem aditivos). e como em tudo, por vezes acho que consigo e noutras nem por isso. a minha busca continua...

compota de morango

ontem fiz compota de morango.
alguns morangos nesta altura ainda não estão bem maduros e por vezes nem doces. estes tinham boa cara, algum doce mas estavam um pouco rijos. o que é óptimo para fazer compota (quanto mais verde está o fruto mais pectina natural tem). usei um método diferente do que estava habituada mas resultou bem. usei menos açúcar, não demorou tanto tempo, manteve a cor e a textura dos morangos. e está uma delícia.

para a próxima tenho é de aprimorar a minha técnica de tirar a espuma que se forma durante a cozedura.

compota de morango

como este ano tenciono fazer compotas para consumir no inverno, aproveitando ao máximo os frutos do verão, decidi etiquetar os frascos. usei a forma mais rápida e eficaz que tinha à mão, a dymo (e já só me restam essas duas fitas). de um lado do frasco a indicação de que compota é e do outro a data. não há como enganar.

4 comentários:

  1. E eu que pensava que era só misturar a mesma quantidade de fruta com a de açucar e deixar cozer bem devagar... Afinal tem (muito) mais ciência do que eu pensava!

    ResponderEliminar
  2. que bom aspecto! e ainda por cima de morango... :-P

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!! Nhamy! :P
    Nao posso comer sacarose e fiz a minha com frutose, mas nao aguenta tanto tempo.
    A tecnica vais aprimorando com o tempo. As da minha av'o sao optimas e aguentam um ano fechadinhas se for preciso. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ontem havia uma mega promoção na "minha" frutaria. 0.99 cêntimos o kilo! E eram óptimos! Doces não estavam esburrachados, deviam ser bons para a compota.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.