2.6.08

compotas, geleias e marmeladas

experiências

desde que decidi que ia começar a fazer as compotas em casa, já fiz duas - uma de pêssego e outra de cenoura. e as duas não ficaram como eu queria.
:: a primeira fiz na máquina de fazer pão. que a meu ver tem um grande problema: não dá para regular o tempo, isto é, seja qual for a quantidade de fruta + açúcar, demora sempre uma hora e vinte minutos. o que, para umas vezes é o ideal, para outras poderá ser demais e outras de menos. assim sendo, logo à primeira decidi que ia fazê-los como sempre os fiz. a grande diferença é que não terei a minha mãe para supervisionar todo o processo.
:: a segunda, fiz na panela e ficou óptima no primeiro dia mas nos seguintes começou a cristalizar de tal forma, que ficou um autêntico tijolo de compota de cenoura.

então, decidi ler sobre o assunto. fiz uma pesquisa. li alguns blogs. alguns artigos. algumas revistas antigas da minha mãe. nada muito esclarecedor. fui à fnac... nada de jeito. fui à byblos e trouxe dois livros. também um pouco redutores mas com algumas dicas e com uma pequena explicação científica para a coisa. voltei ao google, desta vez com palavras-chave mais específicas. já li alguns artigos que me interessaram, mais esclarecedores e com explicações detalhadas sobre fazer compotas, geleias e marmeladas (três termos bem diferentes).

hoje voltei a experimentar a compota de cenoura, já pondo em prática os novos conhecimentos. mas ainda com quantidades mínimas. vou-me ficando pelas quase quinhentas gramas de fruta, que é o suficiente para encher um frasco normal de compota.
espero que desta vez fique boa.

não esquecer: a organizar ideias, links e apontamentos e transcrevê-los para aqui, para que da próxima não tenha de voltar a procurar tudo de novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário.