24.1.07

r13: goulasch de seitan


estes dias, originally uploaded by neftos.

Não é que seja minha intenção mas este blog está-se tornando muito culinário. Só que tenho ficado em casa, a trabalhar e a única coisa interessante que tenho feito é mesmo cozinhar ou ver filmes ou tirar fotografias, à parva e depois fazer arranjos pirosos, em photoshop.
Ontem para o almoço fiz o goulasch que já vinha a prometer há mais tempo. A receita original não é minha, adaptei-a das Deliciosas receitas e dicas de culinária da Provamel. No entanto, vou colocar a receita com as minhas pequenas alterações:

Ingredientes:
1 cebola pequena bem picada
2 cenouras em cubos
3 batatas em cubos
1 dente de alho muito picado
1 pacote de natas de soja (Provamel Soya Bio Cuisine)
2 colheres de sopa de molho de soja
2 tomates cortados aos cubos
1/4 de colher de café de cominhos
3 folhas de louro
1/4 de colher de café de caril
250g de seitan cortado aos cubos

Procedimento:
- Refogar a cebola e as cenoura. Juntar as batatas e o alho. Quando as batatas começarem a pegar ao fundo do tacho, cobrir com água até metade (das batatas).
- Quando as batatas tiverem cozidas, juntar as natas, o molho de soja, os tomates, os cominhos, o louro e o caril. Mexer bem.
- Incorporar, em seguida, os pedaços de seitan e deixar cozer em lume brando, para apurar.
- Picar uma grande quantidade de coentros frescos e misturar ao goulasch. Servir, como acompanhamento, couscous (ou será cuscuz?) ou arroz ou bulgur ou algo que realmente apeteça.

Bom Apetite!

8 comentários:

  1. minham minhammm!
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Humm... Tiro as batatas da receita, nao gosto delas. Mas parece-me uma óptima sugestao.
    Tenho um receita SABOROSA com tofu que acho que irias apreciar. Se quiseres diz. ;)
    Bjs*

    ResponderEliminar
  3. umbiga, claro que quero. Ainda mais porque este fim de semana vou para Silves e queria fazer uns pratinhos saborosos para a família (nem que seja para verem como a minha comida também gostosa!!)

    ResponderEliminar
  4. Cucu :)
    Aqui vai a receita "Empadao de Tofu"
    1 pimento verde; 1 pimento vermelho; 2 cebolas; 1 haste de aipo (que substituo por coentros); 400 g de abóbora; 3 colheres de sopa de azeite; Sal; 1 kg de tofu; 2 dl de natas de soja; 1 colher de chá de mostarda; 1 limao (sumo); Sementes de sésamo.

    1- Corte todos os vegetais aos cubos e rale a abóbora. Estufe-os de seguida em 2 c. (sopa) de azeite e tempere com sal.

    2- Bata o tofu com as natas, a mostarda, o restante azeite e sumo de limao. Tempere com sal e misture bem até obter um creme espesso. Envolva os vegetais neste preparado e mexa bem.

    3- Pincele um pírex de suflé com azeite e verta dentro a mistura. Polvilhe com sementes de sésamo e leve ao forno a 190º, durante cerca de 25 minutos. Sirva quente.

    Acho que uma salada de agrao acompanha mto bem este empadao-suflé. Por aqui a familia adorou, espero que tenhas sucesso também!
    Um excelente fim-de-semana e cuidado com frio...

    Beijos*

    ResponderEliminar
  5. Mais uma sugestao (isto está a ficar longo, desculpa...)
    Recomendo dois espaços pertinho de Silves: Eurásia (Albufeira) e Unicónio (Portimao). O primeiro sei que está aberto ao fim-de-semana mas o segundo só servem almoços. Unicónio é um espaço lindo de 3 meninas da nossa geraçao que fazem cozinhados dos céus.
    Se nao conheces ambos experimenta um dia. E claro, se precisares de alguma indicaçao ou companhia será um prazer ;)

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, vou experimentar essa receita de certeza e depois mostro os resultados. Quanto aos restaurantes, não conheço nem nunca ouvi falar de nenhum deles mas fiquei curiosa. E acho que vou aceitar a companhia! De momento já estou em Silves (yuuupi!) com toda a disponibilidade de quem está de férias :D É só dizeres quando te dá jeito e vamos experimentar essas óptimas receitas (e aproveito para te conhecer, se bem que acho que sei quem és ;) )

    **

    ResponderEliminar
  7. :)

    Como já me encontro a 100% vou este f-d-s para Faro passar uns dias, para recarregar baterias e para fazer investigaçao.
    Se para o final da próxima semana ainda estiveres por cá combinamos um chá.
    Depois direi algo.

    Fica bem ;)

    ResponderEliminar
  8. Ahh..Lembras-te de eu ter falado do empadão que miticamente levou parte da minha familia a substituir o bacalhau da ceia de Natal por uma refeição vegetariana? ... É este mesmo que a Umbiga propõe!!! Tens mm que experimentar !
    Cristina

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.