29.6.06

Telemóvel

Acho incrivel a forma como são actualmente utilizados os telemóveis. Toda a gente tem um, mas muito poucos são os que sabem utilizá-lo correctamente.
Os telemóveis são dispositivos de comunicação muito uteis na nossa sociedade, mas a sua utilização abusiva pode provocar danos irreverssiveis (cancro por exemplo).
Se repararmos bem, quando falamos ao telemóvel a nossa orelha começa a aquecer (eu chego a ter de mudar de lado), este efeito é identico ao do microondas, já que a única difereça entre a radiação utilizada para aquecer alimentos e para comunicar com telemovel é a potência utilizada (no microondas é muito maior, mas ambas a 2.4GHz).
Não deviamos oferecer telemóveis ás crianças e sempre que possível devemos utilizar auriculares COM FIOS. A maior parte dos auriculares sem fios são Bluetooth (também a 2.4GHz), esta tecnologia utiliza potências ainda mais elevadas do que o telemóvel (nem sempre, depende do telemóvel e da distância à antena mais próxima).
Não se deixem levar pelos boatos de que ter uma antena de telemóveis perto de casa é mau, até pelo contrario, não podiam estar num local melhor, a potência utilizada na comunicação entre telemóvel e antena, é dinâmica, isto é, o telemóvel utiliza menos potência quando está mais próximo da antena do qeu quando está mais longe, logo, as pessoas que estão mais perto da antena estão sujeitas a menos radiação.

1 comentário:

  1. Ora aqui fica uma outra razão pelo qual não se deve dar telemóvel às crianças.

    Ahh eu tenho uma antena de telemóvel perto de casa!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário.